guia san pablo - san ozama

imagem

vapor324_sanozama_07.jpgvapor324_sanozama_10.jpgvapor324_sanozama_01.jpgvapor324_sanozama_05.jpgvapor324_sanozama_11.jpgvapor324_sanozama_13.jpgvapor324_sanozama_12.jpg

ficha
técnica

exposição guia san pablo - san ozama

projeto produzido em conjunto com pablo saborido e nicolas linares.

colaboradores gráficos: andres sandoval, bruna canepa, marcelo cipis e gonzalo sarnago.

confexão e bordado: chiara viscomi

casa samambaia

são paulo / 2015

texto

san ozama é uma cidade impossível que não foi, mas que podia ter sido. Articulada a partir de retalhos de diversas cidades que representaram simbolicamente os territórios de origem dos grandes movimentos migratórios que são paulo recebeu desde o início do século XX, sua geografia está estruturada na junção de diferentes fragmentos de cidades como osaka, okinawa, lima, beirut, la paz, tokyo, lisboa, seul, asunción e são paulo.

assumindo a generalização (são paulo é uma cidade construída a partir das contribuições do imigrante) é fazendo da sinédoque (a parte pelo todo) a figura que guia nossa visão, o guia san pablo apresenta pela primeira vez ao público san ozama, um território parêntesis entre a história urbana e a ficção especulativa levada ao extremo. cidade em constante reformulação, onde os limites físicos e sentimentais são repensados a partir das tensões do contato com o outro, das frestas da experiência urbana e das estratégias de convivência e moradia dos movimentos humanos.

san ozama é produto da fragmentação da experiência urbana dos imigrantes e filha das possibilidades sentimentais que têm guiado nossa exploração das diferentes culturas alimentares presentes na cidade. san oz (como é conhecida popularmente) é selva na calçada e concreto na praia; é paradoxo visual, barriga cheia e verdade afetiva. Sejam bem- vindos a san ozama; cidade construída por amizades feitas nas cozinhas dos restaurantes espalhados no mapa, pelas histórias de vida daqueles personagens reais transformados em heróis de garfo e faca, onde o amor cheira a frango e a kimchi.