sp-o-matic

Imagem

vapor324_play_01.jpg vapor324_play_02.jpg vapor324_play_03.jpg vapor324_play_04.jpg vapor324_play_05.jpg vapor324_play_06.jpg vapor324_play_07.jpg

Vídeo

Áudios

Ficha
técnica

conteúdo visual produzido para mostra "play!" da produtora verve cultural.

curadoria de marília pasculli.


são paulo / março 2014

Texto

o vídeo criado para a mostra play! apresenta a mistura étnica como pressuposto fundamental da construção cultural de são paulo, partindo da compreensão de que as culturas não são isoladas e estão em constante transformação.

com o desenvolvimento do mercado global, tecnológico e da comunicação, uma série de mudanças nas relações sociais vêm transformando a forma antropológica de concepção do conceito de "cultura" e identidade. perda de raízes territoriais, erosão da peculiaridade cultural dos lugares, desterritorialização da identidade, fluxos internacionais de cultura e movimentos em massa de população são características globais de grandes metrópoles como são paulo. nesse sentido, deve-se destacar a crescente importância de uma responsabilidade social na produção de diversão, lazer e entretenimento. a industria de games passou a ser peça chave na criação dos sentidos sociais.

dentro do universo dos games, que naturalmente cria mundos e espaços virtuais, o video sp -o- matic estimula o jogador a criar personagens híbridos a partir de movimentos na fachada do edifício da fiesp. a identidade do novo personagem surge fundamentalmente da interação entre os diferentes rostos apresentados, como se o jogador pudesse apalpar o conceito de transformação cultural.

desta forma, localizamos o sp -o- matic no que chamamos de "espaço de fronteiras"; com uma trilha sonora fragmentada, os ruídos e scratchs tomam conta do jogo. o "espaço comum" se converte em momentos de transição e a diversão se dá na apresentação de inúmeras possibilidades e não necessariamente no "produto final", o personagem montado.

nesse sentido o jogo apresenta ludicamente a condição flutuante da cultura paulistana, buscando compreender melhor as mudanças sociais e as transformações culturais. questiona uma cidade que muitas vezes se consagra por sua grandiosa diversidade, mas que ao mesmo tempo descrimina populações imigrantes (nordestinos, bolivianos, etc). o edifício da fiesp se torna uma grande cabeça mutante que resignifica o edifício e o espaço urbano e evidencia o caráter multicutural da cidade de são paulo.